Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para hérnia de disco

Tratamento para hérnia de disco
Imagem: Shutterstock

Condição pode ser tratada por métodos conservadores ou por meio de cirurgia

O tratamento para hérnia de disco consiste na escolha de métodos que amenizem os sintomas e a manifestação dessa condição, que ocorre quando o disco intervertebral — que tem a função de amortecer e evitar o atrito entre as vértebras — tem seu conteúdo interior deslocado ou exposto, causando diversos sintomas que podem ser incapacitantes.

Quero tratar a hérnia de disco!

As hérnias de disco podem ser protusas (quando o disco intervertebral está deslocado, mas sem extravasar seu conteúdo), extrusas (quando ocorre o rompimento do disco e exposição do líquido gelatinoso de seu interior) ou sequestradas, quando o núcleo do disco extravasa e pode atingir estruturas nervosas e o canal medular.

Entender a localização, a gravidade, o tipo e os sintomas apresentados pelo paciente é fundamental para estabelecer qual tratamento para hérnia de disco é o mais adequado para o caso, uma vez que é possível aplicar abordagens conservadoras e cirúrgicas. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Sinais e sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser assintomática, principalmente nos casos de menor gravidade. No entanto, muitos pacientes com a condição podem ter sintomas incômodos e dolorosos resultantes do desequilíbrio causado pelo deslocamento do disco intervertebral e da compressão de estruturas nervosas adjacentes.

Entre os sintomas mais comuns de hérnia de disco, considerando esses fatores, podemos mencionar:

  • Dor constante nas costas, na região em que há a hérnia;
  • Dor que irradia para os membros ou para as costelas;
  • Dormência ou formigamento;
  • Fraqueza muscular;
  • Câimbras.

Esses sintomas podem variar de acordo com a localização da hérnia. A irradiação da dor, por exemplo, pode ocorrer para os braços e ombros, no caso de hérnia em vértebras cervicais; para as costelas, quando a hérnia é torácica; e para as nádegas, para a região do nervo ciático e para as pernas, no caso de hérnias lombares.

Identifica algum sintoma? Entre agora em contato!

A hérnia de disco tem cura?

Uma das principais perguntas feitas por pacientes que se submeterão a um tratamento para hérnia de disco é sobre a possibilidade de cura da condição. A resposta é que sim, mas diversos fatores devem ser considerados, como a gravidade da condição, as causas da hérnia de disco e outras características individuais do paciente.

Hérnias de disco causadas por fatores degenerativos ou pelo envelhecimento, por exemplo, podem voltar com o passar dos anos.

Tratamento para hérnia de disco

Como mencionado anteriormente, existem abordagens conservadoras e cirúrgicas que podem ser estabelecidas como tratamento para hérnia de disco. A grande maioria dos pacientes (mais de 90%) consegue ter uma boa melhora da qualidade de vida com tratamentos conservadores, enquanto outros necessitam de uma intervenção cirúrgica.

Tratamento conservador

O tratamento para hérnia de disco por meio de abordagens conservadoras pode ser realizado de diversas formas. Entre elas, podemos mencionar:

  • Mudanças de hábitos (diminuição de atividades de alto impacto, controle do peso corporal, abandono do tabagismo, entre outras);
  • Fisioterapia;
  • Reeducação postural;
  • Medicações e infiltrações (bloqueios) na coluna.

Entre os tratamentos conservadores, a fisioterapia se destaca como o mais importante e eficaz para os pacientes, uma vez que as sessões focam no fortalecimento e alongamento da região da coluna vertebral afetada pela hérnia de disco, promovendo a descompressão de nervos e a melhora dos sintomas dolorosos.

Tratamento medicamentoso

Os medicamentos podem ser utilizados como tratamento para hérnia de disco como um apoio para aliviar os sintomas da condição. Nesse sentido, podem ser prescritos pelo médico medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares.

Além dos medicamentos, existem também abordagens de tratamento para hérnia de disco com a realização de infiltrações na coluna (bloqueios) diretamente na região afetada pela condição.

Tratamento eficaz para hérnia de disco com o Dr. Gustavo Agra!

Tratamento cirúrgico

A cirurgia é uma possibilidade de tratamento para hérnia de disco adotada quando os tratamentos conservadores não têm o efeito esperado de melhora dos sintomas.

No procedimento, pode ser realizada a discectomia (retirada) da hérnia de disco ou a artrodese de coluna, que consiste na fusão de duas ou mais vértebras. Existe também a possibilidade de substituir o disco afetado por uma prótese móvel, em um procedimento chamado artroplastia cervical.

Alguns procedimentos, como a discectomia da hérnia, podem ser realizados por cirurgias minimamente invasivas, como a cirurgia microscópica e a endoscopia de coluna.

Como escolher o melhor tratamento para hérnia de disco?

A escolha do melhor tratamento para hérnia de disco é feita pelo médico especialista em conjunto com o paciente, levando em consideração fatores como:

  • O estado geral de saúde do paciente;
  • O tempo e a intensidade dos sintomas;
  • O tipo, a gravidade e a localização da hérnia de disco;
  • A resposta aos tratamentos realizados anteriormente.

Onde realizar o tratamento para hérnia de disco?

O tratamento para hérnia de disco deve ser realizado e acompanhado por médicos especialistas na saúde da coluna vertebral. No caso da cirurgia, é fundamental escolher um cirurgião experiente e especialista em procedimentos na coluna.

O Dr. Gustavo Agra é neurocirurgião especialista em cirurgias minimamente invasivas e cirurgias da coluna vertebral. O profissional tem mais de 20 anos de experiência em tratamentos de condições como a hérnia de disco e outras doenças que atingem as vértebras e a medula.

Para saber mais sobre os tratamentos para hérnia de disco, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna

Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos

Sociedade Brasileira de Ortopedia

Ministério da Saúde