Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Lordose: sintomas, diagnóstico e tratamento

Lordose: sintomas, diagnóstico e tratamento
Imagem: Shutterstock

Curvatura excessiva da coluna vertebral pode causar sintomas incômodos. Entenda como essa condição pode ser tratada.

A coluna vertebral, em seu estado natural, apresenta curvaturas na região lombar chamadas de lordose. Ainda que, em certo grau, essas curvas sejam normais e importantes para a manutenção do bom funcionamento da coluna, em alguns casos podem ser mais acentuadas que o normal e indicar uma condição que precisa de tratamento, chamada, comumente, de hiperlordose.

A principal característica da lordose mais acentuada é a projeção da coluna lombar para frente, que pode ser percebida por meio de alterações no posicionamento dos quadris ou do abdômen.

O que causa a lordose?

As principais causas da hiperlordose são:

  • Postura inadequada constante;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Gravidez;
  • Lesões na coluna lombar, hérnias de disco e outras condições;
  • Problemas congênitos;
  • Tensão muscular excessiva;
  • Distúrbios neuromusculares.

Alguns fatores, como as lesões na coluna e outras condições, podem não somente causar a acentuação da lordose, como ser complicações dela em alguns casos.

Principais sinais e sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns que podem indicar um aumento excessivo da lordose incluem:

  • Alteração visual da curvatura da coluna vertebral;
  • Dores constantes nas costas;
  • Dificuldade para se movimentar e carregar peso;
  • Dificuldade de manter o equilíbrio;
  • Sensação de fraqueza abdominal.

Quem tem lordose sente dor?

Como já mencionado anteriormente, a dor é um sintoma muito característico de pessoas diagnosticadas com a hiperlordose. O que pode mudar é a característica da dor, que pode se manifestar de maneiras e intensidades diferentes de acordo com a localização e extensão da lordose acentuada e da possível presença de comorbidades.

Sendo assim, existem pessoas que podem ter dores mais constantes e de menor intensidade. Em outros casos, a dor pode ser mais intensa ou mesmo aumentar em posições ou na realização de atividades específicas. Outras pessoas podem ter dores no pescoço e nos membros, além da dor ciática, que pode surgir em algumas situações.

Como diagnosticar a lordose?

O diagnóstico da lordose acentuada é feito a partir de uma análise no consultório, que inclui a avaliação dos sintomas relatados pelo paciente e um exame físico.

Além disso, podem ser solicitados outros exames, como as radiografias, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, tendo como finalidade não somente detectar a curvatura inadequada da coluna, como também identificar possíveis comorbidades e diferenciar o diagnóstico de outras condições que podem ter sintomas semelhantes.

Como tratar lordose na coluna?

O tratamento da lordose na coluna inclui, de forma geral, a adoção de estratégias para aliviar os sintomas incômodos da condição. Para isso, podem ser utilizados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Coletes e órteses para auxiliar no reposicionamento da postura também podem ser utilizados.

Além disso, o paciente diagnosticado com hiperlordose deve fazer fisioterapia, que inclui exercícios para melhorar a capacidade de movimento e de manutenção do equilíbrio. Os exercícios físicos também têm o objetivo de reeducar a postura e fortalecer a musculatura.

É possível corrigir a lordose?

Existem casos em que a curvatura da coluna característica da hiperlordose deve ser corrigida por meio de cirurgia. Esses casos ocorrem principalmente quando a lordose é muito acentuada ou quando existem doenças associadas que podem ser mais graves, como a espondilolistese.

Os procedimentos mais realizados nesses casos são:

  • Fusão espinhal, que estabiliza a coluna por meio da fusão de vértebras;
  • Cirurgias para descompressão, uma vez que, em alguns casos, a lordose aumentada pode causar compressão em alguns nervos e ampliar sintomas, como a dor, além de levar a alterações neurológicas (fraqueza, dormência e formigamento).

Ademais, nos casos em que a lordose está associada a outras condições mais graves, como a espondilolistese e a hérnia de disco, talvez se deva realizar o tratamento cirúrgico dessas doenças, o que pode aliviar os sintomas da curvatura inadequada da coluna.

O Dr. Gustavo Agra é neurocirurgião especialista na realização de tratamentos para a coluna vertebral, como a hiperlordose e as condições que podem ser associadas a ela. Se você tem sintomas que podem ser indicativo delas, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Gustavo Agra

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Coluna (SBC)