Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais sintomas da hérnia de disco

Principais sintomas da hérnia de disco
Imagem: Shutterstock

A hérnia de disco pode causar dor intensa e sintomas neurológicos que prejudicam a qualidade de vida do paciente

Hérnia de disco é o termo utilizado para definir o deslocamento dos discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas em forma de disco que separam as vértebras e amortecem o atrito entre elas. Quando o conteúdo interno do disco intervertebral extravasa, as estruturas nervosas adjacentes podem ser comprimidas, o que causa dor nas costas e outros sintomas extremamente desconfortantes.

A hérnia de disco é bastante comum e pode acometer qualquer área da coluna vertebral, embora seja vista com mais frequência na lombar e cervical, regiões com maior mobilidade e sujeitas à sobrecarga. Além da localização, as hérnias de disco se diferem dependendo da forma como o líquido gelatinoso do seu interior extravasa.

Quero tratar a hérnia de disco!

A hérnia é classificada como protusa quando ocorre um alargamento da base do disco, alterando seu formato. Já a hérnia de disco extrusa ocorre quando o núcleo pulposo rompe o anel do disco e causa pressão nos nervos. Por fim, a hérnia de disco sequestrada é o tipo mais grave, caracterizado pelo extravasamento do líquido gelatinoso para o canal medular, causando compressão contínua da raiz nervosa e outros sintomas da hérnia de disco.

Devido a essas características, os sintomas da hérnia de disco podem variar e a dor ser mais intensa à medida que houver maior compressão neurológica.

O que causa a hérnia de disco?

Pessoas que realizam esforço físico excessivamente ou sofreram traumas em acidentes têm maior risco de desenvolver o problema. Além disso, o desgaste natural do disco intervertebral devido ao envelhecimento pode provocar o vazamento do seu conteúdo interno, o que ocasiona a hérnia de disco.

Outros fatores de risco e causas da hérnia de disco são:

  • Predisposição genética;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Má postura durante a prática de exercícios físicos;
  • Lesões na coluna por traumas de repetição.

Principais sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser assintomática ou causar sintomas menos incapacitantes se o deslocamento do disco intervertebral não atingir estruturas nervosas. Dessa forma, a dor se limita à região do disco e não se irradia para outras áreas, como acontece quando há compressão nervosa.

Nesse sentido, os sintomas da hérnia de disco mais relatados pelos pacientes são:

  • Dor intensa;
  • Dor que se irradia para membros, como braços, mãos, pernas e pés;
  • Dor que se irradia para as costelas, no caso de hérnias torácicas;
  • Perda de controle das funções intestinais e urinárias;
  • Dormência e formigamento;
  • Fraqueza muscular;
  • Dificuldades de movimento;
  • Sintomas neurológicos.

Portanto, os sintomas da hérnia de disco estão diretamente relacionados ao tipo de hérnia e sua localização.

Identifica esses sintomas? Entre agora em contato!

Diagnóstico e tratamento da hérnia de disco

O exame físico e a análise da história clínica do paciente para avaliar a presença dos sintomas da hérnia de disco mais comuns são a base do diagnóstico. Os exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética, podem confirmar o quadro e direcionar o tratamento por identificar com precisão a localização e o tipo de hérnia.

O tratamento da hérnia de disco vai depender da intensidade dos sintomas e de outros fatores, como a idade e condições de saúde do paciente. No entanto, a maioria dos casos é tratada com medidas conservadoras, que incluem:

  • Repouso relativo;
  • Administração de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas da hérnia de disco;
  • Infiltrações na coluna;
  • Fisioterapia e exercícios de fortalecimento muscular;
  • Reeducação postural.

Casos mais graves — como hérnia de disco sequestrada que causa séria compressão dos nervos — ou que não foram resolvidos com os tratamentos conservadores podem necessitar de intervenção cirúrgica.

Na cirurgia para tratar a hérnia de disco, o cirurgião realiza a descompressão nervosa e remove os fragmentos danificados do disco herniado. O procedimento pode ser feito de modo minimamente invasivo por endoscopia, o que proporciona uma recuperação mais tranquila.

Qual profissional trata a hérnia de disco?

O médico especialista em coluna vertebral pode identificar os sintomas da hérnia de disco e indicar a forma de tratamento mais adequada de acordo com o caso.

O Dr. Gustavo Agra é neurocirurgião especialista em cirurgia da coluna vertebral com conhecimento de técnicas minimamente invasivas para tratar a hérnia de disco e outros problemas de coluna. Com mais de 20 anos de experiência, o Dr. Gustavo Agra se destaca por oferecer um atendimento humanizado e individualizado, de acordo com as necessidades do paciente.

Para saber mais sobre os sintomas da hérnia de disco, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Gustavo Agra.

 

Fontes:

Dr. Gustavo Agra

Sociedade Brasileira de Coluna