Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para lombalgia

Tratamento para lombalgia
Imagem: Shutterstock

Os tratamentos para a dor lombar dependem das causas e da gravidade do sintoma

A coluna vertebral é dividida em três grandes regiões: cervical, torácica e lombar. A região lombar é a mais baixa, próxima à bacia, e por isso é capaz de suportar boa parte do peso do corpo, bem como movimentações constantes e intensas.

Por esse motivo, uma das principais queixas de pacientes em consultórios médicos é a respeito da lombalgia, que consiste, basicamente, na manifestação de dor na região lombar da coluna vertebral.

O tratamento para lombalgia pode ser realizado por meio de diversas metodologias, combinadas ou não, uma vez que existem várias causas para o problema. Entenda mais no conteúdo a seguir.

Quero tratar a dor lombar!

Principais causas da lombalgia

Um dos principais critérios para o estabelecimento do tratamento para lombalgia é a causa do problema, que pode variar muito, uma vez que a coluna lombar é composta por diversas estruturas que podem desencadear o sintoma, tais como ossos, ligamentos, músculos, nervos, tendões e articulações.

A maior parte dos casos de lombalgia está associada a alterações nessas estruturas — alterações ósseas, degenerações, compressões nervosas, entre outras —, que, por sua vez, são causadas por situações como:

  • Má postura;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso corporal;
  • Esforços repetitivos;
  • Prática inadequada de exercícios e esportes de impacto;
  • Condições degenerativas;
  • Doenças do disco intervertebral;
  • Doenças inflamatórias;
  • Tumores;
  • Entre outras.

A lombalgia tem cura?

De forma geral, pode-se dizer que a lombalgia tem cura, mas é importante levar em consideração os fatores causadores do problema. Por isso, nos casos em que ela é associada a outras doenças, o tratamento para lombalgia deve ser associado ao tratamento da doença causadora para que a cura do sintoma ocorra de forma eficiente.

Tratamento eficaz para lombalgia com o Dr. Gustavo Agra!

Como o diagnóstico é realizado?

O diagnóstico da lombalgia deve ser feito pelo médico especialista por meio da análise da história clínica do paciente — com relatos que indiquem a manifestação dos sintomas, sua duração e sua frequência —, bem como por exames físicos.

A maioria dos casos de lombalgia é aguda e, por isso, pode ser diagnosticada inteiramente de forma clínica. No entanto, em alguns casos, principalmente quando há a suspeita de outras condições associadas ou sinais de alerta para complicações, podem ser necessários exames de imagem para completar e diferenciar o diagnóstico.

Nesses casos, podem ser solicitados raios-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada e outros exames que o médico julgar procedentes. Após completar o diagnóstico, o paciente pode ser encaminhado para o tratamento para lombalgia.

Tratamento para lombalgia

O tratamento para lombalgia deve ser estabelecido a partir dos fatores analisados no momento do diagnóstico da condição. A maior parte dos casos pode ser tratada com uma combinação de metodologias para aliviar o sintoma e prevenir seu retorno. São elas:

  • Uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares;
  • Abandono do sedentarismo com orientação profissional;
  • Readequação de atividades físicas;
  • Reeducação postural;
  • Fisioterapia.

Vale lembrar que, nos casos em que há alguma doença específica associada, o tratamento para lombalgia deve também incluir métodos específicos para tratar a condição.

Em que casos o tratamento cirúrgico é indicado?

Casos que não respondem bem aos métodos conservadores de tratamento para lombalgia podem precisar ser avaliados por um médico cirurgião especialista em coluna. Essa avaliação é fundamental para determinar se há a necessidade de cirurgia.

Nesses casos, a cirurgia deve focar em tratar a estrutura da coluna lombar afetada pelo problema que está causando a lombalgia. Por isso, diversos procedimentos podem ser realizados, seja para ajustar estruturas das vértebras (como as discectomias, a artrodese de coluna, entre outras), seja para descomprimir estruturas nervosas.

Tratamento eficaz para lombalgia com o Dr. Gustavo Agra!

Como escolher o melhor tratamento para lombalgia?

A escolha do melhor tratamento para lombalgia deve ser feita a partir do diagnóstico, que analisa a gravidade e as causas do problema. A cirurgia, por exemplo, só é indicada em casos de emergência ou quando os tratamentos conservadores não obtêm nenhuma melhora do quadro.

Da mesma forma, nem todos os pacientes precisarão realizar todos os tratamentos conservadores para que o tratamento tenha resultado. A escolha da combinação de metodologias deve ser individualizada.

Vale lembrar que ela deve ser feita pelos médicos especialistas e que a automedicação não é recomendada — em algumas situações, pode piorar o problema ou mascarar complicações.

Onde realizar o tratamento para lombalgia?

O tratamento para lombalgia pode englobar uma série de abordagens, como já mencionado. Nos casos em que há a necessidade de cirurgia, é importante encontrar um médico cirurgião que seja especialista no tratamento de enfermidades da coluna vertebral.

Neurocirurgião da coluna vertebral especialista em cirurgias minimamente invasivas, o Dr. Gustavo Agra tem ampla experiência no tratamento cirúrgico de condições como a lombalgia e outras doenças da coluna. Entre em contato e agende já uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Associação Médica Brasileira