Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para dor na coluna

Tratamento para dor na coluna
Imagem: Shutterstock

Abordagens conservadoras e cirúrgicas podem ser realizadas para aliviar o sintoma de dor na coluna

Dor na coluna é uma das principais queixas dos pacientes nos consultórios médicos. Dados da Organização Mundial de Saúde estimam que pelo menos 80% da população mundial teve ou vai ter dor na coluna em algum momento de suas vidas.

O sintoma, que pode ter manifestação aguda ou crônica, além de poder atingir qualquer área da coluna vertebral — cervical, torácica ou lombar —, pode também ser sinal de diversas enfermidades. Por esse motivo, o tratamento para dor na coluna pode incluir diversas abordagens, combinadas ou não.

Entenda, a seguir, qual é a importância da avaliação médica no tratamento para dor na coluna e quais os principais métodos que podem ser realizados para aliviar esse sintoma.

Quero tratar a dor na coluna

Importância da avaliação médica no tratamento para dor na coluna

A coluna vertebral é uma estrutura muito importante para a sustentação musculoesquelética do corpo, além de também fazer parte do sistema nervoso, uma vez que a medula espinhal também faz parte dela. Por esse motivo, dores na coluna podem ser sinais de problemas graves ou que podem se agravar se não tratados adequadamente.

Esse tipo de dor pode ser um sintoma de diversas doenças. Por esse motivo, é muito importante procurar um médico especialista em coluna para que seja feita uma avaliação completa do sintoma e de qualquer outro sinal associado. A automedicação, nesses casos, pode ser muito perigosa, já que pode mascarar sintomas e agravar as condições associadas à dor.

Com a avaliação correta, é possível determinar o melhor tratamento para dor na coluna para cada paciente de forma individualizada e focada no alívio do sintoma e na cura da enfermidade causadora.

Possíveis causas das dores na coluna

As dores na coluna podem ser causadas por diversos fatores, sejam eles doenças que a afetam ou outras condições e hábitos específicos do indivíduo. Dentre os hábitos inadequados que podem levar a pessoa a ter dores na coluna, podemos mencionar:

  • Sedentarismo;
  • Postura inadequada por muito tempo;
  • Excesso de exercícios;
  • Sobrecarga de peso sobre a coluna ao carregar peso ou durante a gravidez;
  • Sobrepeso e obesidade.

Descubra o motivo da sua dor na coluna. Agende sua consulta!

Já as condições que podem ter a dor na coluna como sintoma são:

  • Lesões musculares (entorses e estiramentos);
  • Fraturas;
  • Degeneração discal e hérnia de disco;
  • Estenose;
  • Alterações nas vértebras (como a espondilólise e a espondilolistese);
  • Compressão e inflamação de nervos;
  • Infecções e tumores na coluna;
  • Problemas relacionados ao sono.

Vale lembrar que é fundamental diferenciar as expressões “dor na coluna” e “dor nas costas”. Quando falamos em dor na coluna, nos referimos ao sintoma causado por condições que afetam a coluna vertebral e suas estruturas adjacentes. Já a dor nas costas pode ser causada por diversos fatores não diretamente ligados à coluna vertebral.

Tratamento para dor na coluna

O tratamento para dor na coluna pode incluir uma série de abordagens conservadoras ou cirúrgicas, dependendo da forma e da intensidade com que o sintoma se manifesta no paciente, além de seu fator causador.

Tratamento conservador

As abordagens conservadoras de tratamento para dor na coluna podem incluir:

  • Fisioterapia;
  • Reeducação postural;
  • Uso de medicamentos;
  • Terapias complementares;
  • Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

Esses métodos de tratamento para dor na coluna são, quase sempre, recomendados pelo médico especialista de forma associada. A principal finalidade é aliviar os sintomas, descomprimir nervos afetados e fortalecer os músculos adjacentes à coluna vertebral.

Além disso, é muito importante que o paciente se atente a mudanças de hábitos para evitar que a dor ou seu fator causador retornem. Assim, além de aliviar a dor na coluna, é possível melhorar a qualidade de vida e, com o passar do tempo, evitar diversas outras enfermidades.

Trate a dor na coluna com procedimentos. Agende sua consulta!

Tratamentos com procedimentos

Alguns procedimentos podem ser indicados em alguns casos como parte do tratamento para dor na coluna. Injeções, infiltrações e bloqueios podem ter bons resultados no alívio da dor e de outros sintomas associados em alguns casos.

Já a cirurgia na coluna pode ser indicada para pacientes com dores e outros sintomas que não são resolvidos com os tratamentos para dor na coluna conservadores. Em alguns casos, podem ser realizados procedimentos minimamente invasivos, que possibilitam ao paciente uma recuperação mais rápida e com poucos riscos.

Dentre os principais procedimentos realizados na coluna, podemos mencionar:

Onde realizar o tratamento para dor na coluna?

O tratamento para dor na coluna deve ser acompanhado por um médico especialista em coluna vertebral. Nesse contexto, é possível encontrar profissionais de diversas especialidades médicas, como cirurgiões, neurocirurgiões, reumatologistas, ortopedistas e fisiatras.

Quando o tratamento para dor na coluna envolve cirurgia, uma opção é o neurocirurgião especialista em procedimentos na coluna vertebral, como o Dr. Gustavo Agra, que tem especializações e mais de 20 anos de experiência em cirurgia da coluna e cirurgias minimamente invasivas. Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Gustavo Agra

Sociedade Brasileira de Coluna

Organização Mundial de Saúde