Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Prótese discal cervical: quando ela é indicada?

Prótese discal cervical: quando ela é indicada?
Imagem: Shutterstock

Substituição do disco danificado por uma prótese possibilita a manutenção dos movimentos do pescoço

A artroplastia cervical é uma cirurgia que consiste na substituição do disco intervertebral por um disco artificial chamado de prótese discal cervical. A prótese, assim que colocada, exerce a mesma função do disco natural, que é a de proteger as vértebras e permitir sua movimentação e amortecimento.

Entenda, a seguir, quando a prótese discal cervical é recomendada e quais são os seus principais benefícios.

Quero realizar a artroplastia cervical!

Quando a prótese discal cervical é recomendada?

A colocação da prótese discal cervical por meio da artroplastia é indicada principalmente no tratamento de condições que afetam essa região da coluna, localizada desde o pescoço até a área dos ombros.

O procedimento é indicado a pacientes que tenham dores cervicais que não cederam de forma satisfatória aos tratamentos conservadores. Sintomas neurológicos, como formigamento e perda de força, também podem ser considerados para a indicação do tratamento. Esses sintomas são comuns em condições que afetam os discos intervertebrais, tais como:

A indicação da colocação de uma prótese discal cervical é muito benéfica no tratamento dessas doenças. No entanto, é importante lembrar que ela só é indicada a pacientes que não apresentam instabilidade, artrose ou outras condições que afetam a saúde da coluna vertebral.

Realize a colocação da prótese discal cervical com um médico especialista!

Como é realizada a cirurgia de prótese de disco cervical?

A artroplastia cervical é realizada com o paciente sob anestesia geral em ambiente hospitalar. Todo o procedimento dura cerca de 2 horas e é realizado por meio de uma incisão, por onde são feitas a remoção do disco danificado, a descompressão das estruturas nervosas afetadas e a colocação da prótese discal cervical.

Cuidados no pós-operatório

Após a cirurgia, o paciente com a prótese discal cervical deve ficar internado por um período de pelo menos 24 horas para observação inicial. Nesse momento, já é possível movimentar o pescoço com cuidado. Logo após a cirurgia e durante a recuperação, pode haver alguns desconfortos passageiros, como dores de garganta e no pescoço, que tendem a desaparecer.

Como é a recuperação?

Como mencionado, ainda no primeiro dia é possível que o paciente sinta uma melhora na capacidade de movimentação do pescoço. Com o passar dos dias, é importante seguir todas as recomendações de fisioterapia, repouso e retomada gradual das atividades rotineiras, evitando pegar peso e praticar atividade física intensa nas primeiras semanas.

Benefícios da prótese discal cervical

A cirurgia para colocar a prótese discal cervical é considerada uma evolução benéfica no tratamento para hérnias de disco e outras condições que afetam os discos intervertebrais. O paciente pode sentir os efeitos positivos no mesmo dia da cirurgia e durante a recuperação, que são:

Preservação da mobilidade do pescoço

Ao contrário de procedimentos que fundem as vértebras e limitam sua movimentação, a prótese discal cervical possibilita que o paciente mantenha toda a mobilidade do pescoço.

Alívio das dores

O alívio das dores causadas pela condição que afetava o disco intervertebral substituído pela prótese discal cervical pode ser observado após a recuperação completa em mais de 90% dos casos de pacientes que realizaram a artroplastia.

Restauração da função da coluna cervical

A função da coluna cervical é muito prejudicada quando há alguma condição que afeta os discos intervertebrais. Isso quer dizer que a artroplastia pode possibilitar a recuperação da função da coluna cervical, já que sana os empecilhos causados pela dor e pelos sintomas relacionados à compressão nervosa.

Melhora na qualidade de vida

Sem as dores e outros sintomas e limitações causados pela hérnia de disco e outras doenças, a qualidade de vida de uma pessoa com prótese discal cervical melhora consideravelmente.

Existem riscos ou complicações?

Toda cirurgia pode ter riscos ou complicações, ainda que, no caso da artroplastia cervical, sejam mínimos, principalmente quando o procedimento é realizado de forma correta, em pacientes com indicação segura e por um profissional qualificado.

Ainda assim, é importante ficar atento a riscos de complicações como lesões neurológicas, lesões na traqueia, infecções e problemas com a fixação e o funcionamento da prótese discal cervical. Existe, ainda, em alguns casos, o risco de não melhora dos sintomas.

Qual profissional realiza esse procedimento?

A artroplastia cervical deve ser realizada por um médico neurocirurgião especialista em coluna. Esse profissional está preparado para realizar as alterações necessárias para a substituição do disco e para realizar os procedimentos de descompressão nervosa importantes nesse tipo de tratamento.

O Dr. Gustavo Agra é neurocirurgião da coluna com ampla experiência e formação na realização de cirurgias como a artroplastia cervical, além de diversos outros procedimentos, como as cirurgias minimamente invasivas. Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Gustavo Agra

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia