Procedimentos possibilitam recuperação mais rápida e segura
Cirurgias minimamente invasivas são procedimentos realizados com menor agressão aos tecidos do corpo por meio de incisões menores e utilização otimizada dos equipamentos cirúrgicos. Assim, elas proporcionam menos impactos ao paciente, o que se traduz em uma recuperação melhor, mais rápida e segura.
Nesse contexto, uma cirurgia minimamente invasiva da coluna pode ser realizada para tratar patologias que atingem as diversas estruturas que compõem a coluna vertebral quando não é necessário um procedimento aberto e mais complexo.
Entenda, no conteúdo a seguir, quais são as principais cirurgias minimamente invasivas da coluna e suas indicações.
Condições tratadas com a cirurgia minimamente invasiva da coluna
Uma cirurgia minimamente invasiva da coluna pode ser indicada em diversas ocasiões, seja como método principal de tratamento ou quando os métodos conservadores não atingiram os resultados esperados de melhora dos sintomas ou da doença tratada.
Nesse sentido, as principais indicações são:
Hérnias de disco
As hérnias de disco ocorrem quando o conteúdo interno dos discos intervertebrais está protuso ou extravasado, podendo causar sintomas diversos por causa do deslocamento ou da compressão de estruturas nervosas. A cirurgia minimamente invasiva da coluna pode ser indicada para remover as lesões e descomprimir estruturas nervosas afetadas pela hérnia.
Estenose espinhal
A estenose espinhal ocorre quando o canal medular está estreitado, causando sintomas neurológicos como dor, formigamento e enfraquecimento muscular. Um procedimento minimamente invasiva da coluna pode ser realizada para descomprimir o canal medular e aliviar os sintomas da estenose.
Fraturas vertebrais
Alguns tipos de procedimento minimamente invasiva da coluna podem ser indicados para tratar fraturas vertebrais. Entre elas, podemos mencionar, por exemplo, a cifoplastia e a vertebroplastia, muito indicadas no tratamento de fraturas por compressão causadas pela osteoporose e por tumores.
Dr. Gustavo Agra: Especialista em cirurgia minimamente invasiva!
Tumores na coluna
A remoção de tumores na coluna é um tratamento que pode ser feito por meio de cirurgias minimamente invasivas, proporcionando um processo de tratamento mais seguro e eficaz.
Espondilolistese
A espondilolistese é uma condição que ocorre quando uma vértebra se desloca sobre a outra, causando dores e outros sintomas relacionados a alterações neurológicas. Uma cirurgia minimamente invasiva da coluna pode ser realizada com o intuito de descomprimir estruturas nervosas e estabilizar as vértebras afetadas pela espondilolistese.
Doenças degenerativas do disco
As doenças que causam degeneração discal podem ser tratadas por meio de cirurgias minimamente invasivas da coluna para remover a lesão e, caso haja necessidade, realizar a substituição do disco afetado.
Como é feita a cirurgia minimamente invasiva da coluna?
Existem diferentes tipos de cirurgia minimamente invasiva, indicados de acordo com a doença a ser tratada. Os principais são:
- Endoscopia de coluna: por meio de uma pequena incisão, é inserido um endoscópio com uma câmera e uma fonte de luz em sua ponta. Através do próprio endoscópio, são passados os instrumentos cirúrgicos, diminuindo o impacto sobre os tecidos adjacentes à coluna;
- Cifoplastia: realizada no tratamento de fraturas vertebrais por compressão, consiste na inserção de uma cânula guiada por radioscopia, por onde é inserido um balão que, ao ser inflado, ajusta a altura da vértebra fraturada, facilitando sua estabilização com auxílio de cimento ósseo;
- Rizotomia por radiofrequência: por meio de agulhas inseridas de forma percutânea, que transmitem energia térmica para causar pequenas lesões nos nervos que causam dores e outros sintomas incômodos;
- Cirurgia tubular: com o auxílio de tubos e dilatadores, podem ser realizados procedimentos de descompressão nervosa por meio de pequenas incisões.
Realize uma cirurgia minimamente invasiva com o Dr. Gustavo Agra!
Quando optar pela cirurgia minimamente invasiva da coluna?
A opção pela realização de uma cirurgia minimamente invasiva de coluna deve ser feita pelo médico cirurgião especialista em coluna após uma avaliação completa do paciente. Em alguns casos, a cirurgia só é feita quando tratamentos conservadores não apresentam resultados satisfatórios de melhora dos sintomas.
Ainda assim, vale lembrar que nem todos os pacientes podem receber indicação de uma cirurgia minimamente invasiva de coluna. Isso porque, dependendo do caso, pode ser necessário realizar outro tipo de procedimento, por exemplo.
Benefícios da cirurgia minimamente invasiva da coluna
Em relação aos procedimentos abertos e mais complexos, a cirurgia minimamente invasiva de coluna tem diversos benefícios, tais como:
- Recuperação mais rápida por causa das pequenas incisões em um número reduzido de tecidos;
- Menor dor pós-operatória, uma vez que há agressão de menos tecidos no procedimento;
- Cicatrizes menos visíveis;
- Menor risco de infecção e hemorragias;
- Maior precisão cirúrgica;
- Menor tempo de internação no hospital;
- Menor necessidade de anestesia geral, na maioria dos casos.
Há riscos na cirurgia minimamente invasiva da coluna?
De forma geral, são procedimentos muito seguros. No entanto, existem alguns riscos comuns, ainda que baixos, a outros tipos de cirurgias, como o desenvolvimento de infecções e a ocorrência de hemorragias.
Além disso, existe também a possibilidade de resposta do organismo à anestesia ou a medicações aplicadas durante os procedimentos. Por fim, ainda que baixo, há também o risco de recidiva dos sintomas ou das doenças tratadas.
No entanto, como já mencionado, os riscos são consideravelmente mais baixos quando comparados aos riscos de uma cirurgia aberta convencional com a mesma finalidade. Além disso, eles dependem em boa parte dos cuidados pós-operatórios seguidos corretamente.
Como é a recuperação após a cirurgia?
O pós-operatório de uma cirurgia minimamente invasiva de coluna pode variar de acordo com o tipo de procedimento realizado e sua finalidade. De forma geral, é importante que o paciente se atente às recomendações de retomada de atividades e uso de medicamentos durante a recuperação.
Além disso, em muitos casos, podem ser necessárias sessões de fisioterapia para auxiliar na recuperação da mobilidade e diminuição dos sintomas. Como a recuperação é menos dolorosa e mais rápida que cirurgias convencionais, na maioria dos casos se espera que o paciente recupere sua rotina em algumas semanas, ainda que esse período possa variar a cada caso.
Qual profissional realiza a cirurgia minimamente invasiva da coluna?
Ortopedistas especialistas em coluna e em procedimentos minimamente invasivos estão habilitados para realizar esse tipo de procedimento, mas a neurocirurgia é a especialidade médica mais indicada para a realização de cirurgia minimamente invasiva de coluna, uma vez que toda a coluna vertebral faz parte ativamente também do sistema nervoso.
O Dr. Gustavo Agra é neurocirurgião e possui especialização e experiência na realização de procedimentos minimamente invasivos na coluna vertebral. Entre em contato e agende já uma consulta.
Fontes: