Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia endoscópica da coluna

Cirurgia endoscópica da coluna
Imagem: Shutterstock

Procedimento minimamente invasivo pode ser realizado no tratamento de diversas doenças da coluna

A cirurgia endoscópica de coluna é um procedimento minimamente invasivo realizado por meio de um endoscópio, um tubo metálico com uma câmera e uma fonte de luz em sua ponta, por onde passam os instrumentos cirúrgicos que realizam a operação.

Por ser minimamente invasiva, a endoscopia de coluna tem sido cada vez mais realizada graças às suas vantagens, que incluem uma melhor recuperação com menos riscos ao paciente. Entenda, a seguir, as principais indicações e benefícios desse tipo de procedimento.

Quero realizar essa cirurgia!

Indicações para a cirurgia endoscópica da coluna

Diversas enfermidades podem ter como indicação de tratamento a cirurgia endoscópica de coluna. As principais são:

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição caracterizada por alterações no formato do disco intervertebral, que podem ser protusas ou com extrusão do conteúdo em seu interior. Essa condição pode causar diversos sintomas e ter tratamentos conservadores ou cirúrgicos. Este cirurgia pode ser indicada para descomprimir estruturas nervosas e realizar a remoção da hérnia.

Estenose espinhal

A estenose espinhal se caracteriza pela compressão do canal da medula espinhal, que pode levar a diversos sintomas associados a alterações neurológicas. A cirurgia endoscópica pode ser indicada para descomprimir a região e aliviar os sintomas da estenose.

Tratamento de fraturas

A cirurgia endoscópica de coluna também pode ser realizada no tratamento de fraturas vertebrais. No procedimento, é feito o reajuste dos ossos e a estabilização da região afetada.

Remoção de tumores

Os tumores que atingem a coluna podem ser tratados ou removidos de forma minimamente invasiva por meio da cirurgia endoscópica de coluna, quando não é detectada a necessidade de realizar um procedimento mais complexo durante o tratamento. Assim, os danos relacionados ao procedimento são menores.

Realize a cirurgia endoscópica com um neurocirurgião especialista!

Como se preparar para essa cirurgia?

O pré-operatório para uma cirurgia endoscópica de coluna é realizado dias antes do procedimento e consiste, basicamente, na realização de uma série de exames para avaliar o estado geral de saúde do paciente e a gravidade da condição a ser tratada.

Além disso, é importante que o paciente informe ao médico sobre todos os medicamentos de uso contínuo que fazem parte de sua rotina, além de fazer jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento.

Como a cirurgia endoscópica da coluna é feita?

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral ou local. São executadas as seguintes etapas:

  • Realização de pequenas incisões (de, no máximo, 1 centímetro) por onde passa o endoscópio;
  • Inserção do endoscópio;
  • Inserção dos instrumentos cirúrgicos por meio do endoscópio;
  • Fechamento das incisões.

Como é o pós-operatório?

Ainda que seja uma cirurgia minimamente invasiva, esse procedimento necessita que o paciente cumpra uma série de recomendações pós-operatórias para que a recuperação ocorra sem qualquer tipo de complicação e com alívio dos sintomas da doença a ser tratada.

Horas após a cirurgia, se não houver complicações, o paciente já pode se sentar e se levantar, e, dependendo do caso, pode receber alta. A retomada das atividades diárias deve ser gradativa e pode variar de acordo com a doença tratada pela cirurgia. Em alguns casos, podem ser necessárias sessões de fisioterapia e outros tratamentos complementares.

Dr. Gustavo Agra: cirurgião especialista em cirurgia endoscópica da coluna!

Vantagens da cirurgia endoscópica da coluna

A principal vantagem da cirurgia endoscópica da coluna é sua característica minimamente invasiva. As incisões são muito pequenas e, graças ao formato do endoscópio e ao fato de que, por ele, passam todos os instrumentos cirúrgicos, ficam limitadas à pele.

Isso faz com que esse tipo de cirurgia agrida de forma mínima qualquer outro tecido que não o que é operado, possibilitando uma recuperação muito mais rápida e com muito menos riscos de complicações quando comparado a outros tipos de cirurgias da coluna.

Existem contraindicações?

Apesar de ser muito vantajosa, é importante lembrar que a cirurgia endoscópica de coluna pode não ser a indicação ideal de tratamento para todos os pacientes. Um exemplo são os casos de grande instabilidade, que podem necessitar de um procedimento de artrodese de coluna mais complexo.

Outras contraindicações podem ser a presença de tumores muito extensos, alterações anatômicas ou congênitas da coluna vertebral, alguns tipos de infecções e lesões medulares.

Onde realizar a cirurgia endoscópica da coluna?

Este procedimento deve ser realizado por um médico cirurgião especialista em procedimentos na coluna vertebral, em ambiente hospitalar e com o apoio de uma equipe médica especializada.

O Dr. Gustavo Agra tem mais de 20 anos de experiência e é neurocirurgião especialista em cirurgias minimamente invasivas da coluna, como é o caso da cirurgia endoscópica de coluna. Para saber mais sobre o tratamento, entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna

Dr. Gustavo Agra