Conheça os principais benefícios, indicações e tipos de cirurgias da coluna
Cirurgias de coluna são procedimentos realizados para tratar, de forma direta, doenças e alterações que atingem as vértebras, articulações, ligamentos, discos, medula espinhal e quaisquer outras estruturas da coluna vertebral e suas adjacências.
Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para a realização de uma cirurgia de coluna, desde procedimentos abertos até metodologias minimamente invasivas. A escolha do tipo de cirurgia depende da doença a ser tratada por ela.
Quero realizar esse procedimento!
Quando a cirurgia de coluna é indicada?
Diversas enfermidades podem ser tratadas por meio de uma cirurgia de coluna. As mais comuns são:
Hérnias de disco
As hérnias de disco ocorrem quando o interior do disco intervertebral — estrutura entre as vértebras que amortece e facilita seu movimento — está protuso, desviado ou extravasado, o que pode causar compressão nervosa e diversos sintomas.
A cirurgia de coluna para tratar hérnia de disco pode consistir na remoção da lesão ou de todo o disco e no tratamento de compressões nervosas e outras complicações causadas pela condição.
Estenose espinhal
A estenose espinhal ocorre quando o canal por onde passa a medula sofre um estreitamento, levando a diversos sintomas dolorosos e de origem neuropática. A cirurgia de coluna para tratar a estenose é indicada a pacientes que não responderam bem ao tratamento conservador, e consiste na descompressão da região afetada.
Escoliose
A escoliose é um desvio anormal da curvatura da coluna para um dos lados. A condição pode causar diversas limitações funcionais e estéticas ao paciente, piorando sua qualidade de vida.
A cirurgia de coluna pode ser um tratamento para a escoliose quando os tratamentos conservadores não têm resultados satisfatórios. O principal método é a artrodese de coluna, que reposiciona e funde as vértebras afetadas pela curvatura anormal com o auxílio de hastes de metal, parafusos e enxertos ósseos.
Realize a cirurgia de coluna com o Dr. Gustavo Agra!
Fraturas vertebrais
Casos de fraturas na coluna vertebral que não tiveram sucesso com uso de órteses e outros tratamentos conservadores podem ter indicação cirúrgica. Diversos tipos de cirurgia na coluna podem ser realizados nesses casos, de acordo com a localização, o tipo e a gravidade da fratura vertebral.
Tumores na coluna
Cirurgias de coluna são também indicadas no tratamento de tumores que atingem a região. Nesses casos, é realizada a ressecção dos tumores na coluna e outros procedimentos para tratar quaisquer outras condições associadas. O tipo de cirurgia também depende da localização e da gravidade do tumor.
Degeneração discal
Degeneração dos discos intervertebrais, condição causada principalmente pelo processo de envelhecimento, também pode ser tratada por meio de cirurgia de coluna quando outros tratamentos não obtêm resultados satisfatórios.
Diversos procedimentos podem ser realizados, como a remoção do disco e fusão das vértebras afetadas, a substituição do disco por uma prótese e procedimentos de estabilização.
Quais são os tipos de cirurgia de coluna?
Diversos procedimentos podem ser realizados como cirurgia de coluna. Eles podem variar desde técnicas minimamente invasivas até procedimentos abertos e de maior complexidade.
Infiltrações, injeções, bloqueios e radiofrequência
Entre os procedimentos minimamente invasivos de cirurgia de coluna, podemos citar os que consistem na aplicação de tratamentos diretamente sobre a área afetada pela doença a ser tratada, que são:
- Infiltrações na coluna;
- Injeções de medicamentos;
- Bloqueios na coluna;
- Rizotomia por radiofrequência.
Esses procedimentos são realizados no tratamento de diversas condições, tais como dores na coluna, estenoses, hérnias de disco e outras patologias que causam sintomas dolorosos e incapacitantes.
Cirurgia de coluna com um neurocirurgião especialista em coluna: Dr. Gustavo Agra!
Cirurgias minimamente invasivas
Além dos procedimentos mencionados acima, existem alguns tipos de cirurgia de coluna minimamente invasivos amplamente realizados no tratamento de diversas condições.
Entre os principais tipos de cirurgia minimamente invasiva da coluna, podemos mencionar a endoscopia de coluna, a cirurgia tubular e a cifoplastia. A principal vantagem das cirurgias minimamente invasivas é a pequena incisão, que proporciona um período de recuperação mais rápido e com menos riscos.
Procedimentos abertos
Diversos procedimentos abertos de cirurgia de coluna podem ser indicados para tratar enfermidades que atingem essa estrutura. Entre eles, podemos mencionar a artrodese de coluna, que consiste na fusão de vértebras e pode ser indicada para tratar diversas doenças, como hérnias de disco, instabilidade vertebral, escoliose, estenoses, espondilolistese, entre outras.
Como a cirurgia de coluna é feita?
As cirurgias de coluna podem ser feitas, como vimos, por meio de diversas técnicas. Infiltrações, bloqueios e radiofrequência, por exemplo, são realizados de forma bastante simples, por meio da aplicação percutânea de agulhas.
As cirurgias minimamente invasivas são realizadas por meio de pequenas incisões por onde passam microcâmeras e os instrumentos que realizam as alterações necessárias no procedimento.
Já as cirurgias abertas são mais complexas. Nelas, o cirurgião acessa a área a ser operada por meio de uma incisão maior. Por serem mais invasivas, têm uma recuperação mais complexa se comparadas aos outros métodos de cirurgia de coluna.
Como é o pré e pós-operatório?
O pré e o pós-operatório de uma cirurgia de coluna depende do tipo de cirurgia realizado e da gravidade da doença a ser tratada. De modo geral, podem ser solicitados diversos exames antes da cirurgia e durante o pré-operatório, para avaliar o estado geral de saúde do paciente e planejar o procedimento.
Além disso, alguns tipos de cirurgia de coluna podem exigir que o paciente se prepare antes do procedimento ao tomar cuidados como jejum e controle do uso de determinados tipos de medicamentos.
O pós-operatório também depende do tipo de cirurgia e da enfermidade tratada. Muitas vezes, exige um período de retomada de atividades gradual e guiada por sessões de fisioterapia e outros tratamentos complementares. É fundamental seguir todas as recomendações para que a recuperação ocorra sem complicações.
Vale lembrar que o pós-operatório de cirurgias de coluna minimamente invasivas costuma ser mais rápido e tranquilo do que os de cirurgias abertas mais complexas.
Benefícios de uma cirurgia da coluna
Ainda que, de modo geral, cirurgias de coluna são consideradas procedimentos complexos que demandam muita atenção, principalmente no período de recuperação, é importante lembrar que esses procedimentos podem trazer vários benefícios ao paciente, uma vez que:
- Proporcionam alívio da dor e de outros sintomas incapacitantes;
- Melhoram a funcionalidade e a estabilidade da coluna vertebral;
- Possibilitam a retomada de determinadas atividades;
- Proporcionam a cura ou o controle de diversas doenças.
Quais são os riscos da cirurgia de coluna?
Apesar de ser muito benéfica, uma cirurgia de coluna, assim como todo procedimento invasivo, ainda que de forma mínima, pode ter alguns riscos. Os principais são:
- Riscos relacionados a sangramentos em áreas de incisões;
- Risco de lesões neurológicas;
- Falha na colocação de implantes e órteses;
- Recidiva das doenças tratadas;
- Persistência de sintomas.
Para minimizar os riscos, é importante que a cirurgia de coluna seja realizada por um médico especialista em cirurgia de coluna vertebral. O Dr. Gustavo Agra é especialista em neurocirurgia da coluna vertebral e possui ampla experiência em diversos tipos de procedimentos.
Entre em contato e agende já uma consulta.
Fontes:
Associação Brasileira de Desenvolvimento de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna