Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Infiltração na coluna

Infiltração na coluna
Imagem: Shutterstock

Tratamento minimamente invasivo traz alívio imediato das dores na coluna e melhora o quadro clínico do paciente

As dores na coluna podem ser reflexo de diversas condições que afetam seriamente a qualidade de vida dos pacientes. Um dos tratamentos indicados para amenizar rapidamente a dor na região é a infiltração na coluna, um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção de medicamentos diretamente no ponto da dor para reduzir a inflamação no local.

Também conhecido como bloqueio da coluna, o procedimento pode tratar condições que afetam tanto a estrutura musculoesquelética como neurológica da coluna, e pode ser realizado em toda sua extensão, que inclui a região cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix.

Conheça mais sobre a infiltração na coluna e seus benefícios ao longo deste conteúdo.

Quero realizar infiltração na coluna!

Como a infiltração na coluna funciona?

A infiltração na coluna é feita de forma percutânea com o uso de seringas e agulhas para aplicar diferentes medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides, diretamente na raiz do problema.

O procedimento é rápido, durando em torno de 30 minutos, e pode ser feito no próprio consultório médico ou em centro cirúrgico, a depender do tipo de infiltração. O paciente que se submete ao bloqueio da coluna fica deitado de bruços, na maioria dos casos, e pode ser sedado durante a intervenção.

A infiltração na coluna é feita sem cortes. O médico utiliza uma anestesia local e sedação para o conforto do paciente antes de aplicar a injeção de medicamentos no ponto da dor. Podem ser utilizados equipamentos de imagem, como raio-x e a tomografia, para assegurar que a infiltração está sendo aplicada no ponto correto.

Depois de removida a agulha, a região é limpa e recebe um curativo. O paciente já pode ir para casa logo após a realização do procedimento e deve ficar em repouso por 24 horas. A infiltração na coluna é um procedimento seguro e de baixa complexidade, por isso a recuperação é rápida, tranquila e sem a ocorrência de dor.

Saiba se a infiltração na coluna é indicado para seu caso!

Como é a preparação?

A infiltração na coluna requer alguns cuidados simples como forma de preparação, entre eles:

  • Fazer jejum de 8 horas antes da realização do procedimento;
  • Avisar ao médico se você faz uso de medicamentos contínuos, principalmente anticoagulantes, para que ele possa fazer os ajustes necessários;
  • Levar os exames solicitados, como ressonância magnética e exames de sangue.

Doenças tratadas com a infiltração na coluna

Pacientes que sofrem de dores crônicas na coluna e não obtiveram alívio do desconforto com o uso de medicamentos comuns podem ser tratados com a infiltração na coluna. Como o bloqueio pode ser aplicado em toda a extensão da coluna, o tratamento pode ser recomendado para doenças, como:

  • Hérnia de disco lombar e cervical;
  • Osteofitose (bico de papagaio);
  • Dor lombar e cervical;
  • Dor no cóccix;
  • Estenose lombar e cervical;
  • Espondilose (artrose na coluna);
  • Estenose;
  • Doenças degenerativas da coluna.

Vantagens da infiltração na coluna

A infiltração na coluna é uma intervenção rápida e de baixa complexidade, desse modo não interfere no dia a dia do paciente, que pode retomar as suas atividades de rotina já no dia seguinte à realização do procedimento.

Além disso, é minimamente invasiva e de rápida recuperação para o paciente, que pode sentir alívio imediato da dor, diminuição da inflamação e melhora da movimentação da coluna. Esses benefícios melhoram o quadro clínico e ajudam na reabilitação fisioterápica, podendo apresentar resultados em longo prazo. Dependendo do caso, a infiltração pode evitar a necessidade de procedimentos mais invasivos, como a cirurgia.

Outra vantagem é que a infiltração na coluna pode ser útil como uma ferramenta de diagnóstico para distúrbios e alterações na coluna, pois ajuda a identificar a origem da dor.

Existem contraindicações ou efeitos colaterais?

A indicação para a infiltração na coluna deve ser feita por um médico especialista após avaliar individualmente o paciente. No geral, as contraindicações mais importantes são:

  • Problemas de coagulação;
  • Diagnóstico de infecção ativa;
  • Diabetes e doenças cardíacas descontroladas;
  • Gravidez.

Em relação aos efeitos colaterais, alguns pacientes podem apresentar dor leve no local da aplicação dos medicamentos, mas que melhora espontaneamente depois de alguns dias. Já os riscos são extremamente raros por se tratar de um procedimento seguro e pouco invasivo, mas podem surgir:

  • Infecções;
  • Reação adversa aos anestésicos;
  • Sangramentos;
  • Alterações dos níveis glicêmicos;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de formigamento ou dormência nos membros do corpo.

Resultados e duração do alívio

O paciente pode sentir um alívio imediato na dor e desconforto devido à aplicação da anestesia local, mas o efeito dura apenas algumas horas. O resultado em longo prazo começa a ser sentido depois de 4 a 5 dias e pode durar de 3 a 6 meses, dependendo da condição de cada paciente.

Caso a dor e outros sintomas retornem, o médico especialista em coluna pode avaliar o quadro e indicar novamente a infiltração na coluna ou outro tipo de tratamento.

Onde realizar infiltração na coluna?

O Dr. Gustavo Agra é neurocirurgião especialista em cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral com mais de 20 anos de experiência no tratamento de doenças e alterações que acometem essa importante estrutura do corpo humano. O Dr. Gustavo Agra oferece ainda um atendimento humanizado e acompanhamento próximo aos seus pacientes.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia